Logo
Institucional
College of American Pathologists renova acreditação do Sabin
icon 5 min de leitura

Reconhecimento internacional evidencia excelência, qualidade e segurança dos serviços oferecidos

O College of American Pathologists (CAP) renovou pela segunda vez a acreditação do Sabin Diagnóstico e Saúde. O certificado, conquistado em 2020, reconhece a qualidade e segurança dos serviços de saúde que integram portfólio de análises clínicas da empresa que atua em 15 estado e no Distrito Federal e que completa 40 anos de atuação em 2024.  

De acordo com a presidente executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, o reconhecimento chancela a excelência dos serviços oferecidos pelo Sabin.

“O CAP atesta a nossa eficiência de gestão e garante a segurança dos nossos processos e dos pacientes conforme padrões de qualidade internacionais”

Lidia Abdalla, presidente-executiva do Grupo Sabin.

Considerado um dos mais importantes reconhecimentos para laboratórios clínicos de todo o mundo, o certificado foi concedido após criteriosa avaliação presencial, realizado por um grupo de auditores do CAP na sede do Sabin, em Brasília. Eles analisaram a adesão dos processos internos a padrões internacionais de medicina laboratorial e patologia, como os preconizados pelo Food and Drug Adminsitration (FDA), dos Estados Unidos. 

“O CAP envolve não apenas o resultado que é liberado, mas todo o processo de realização dos exames e, principalmente, o impacto disso na segurança dos pacientes. No Brasil, são pouquíssimos laboratórios que têm todo o seu processo para a realização de exames com essa acreditação, como os nossos”, explica o diretor técnico Rafael Jácomo. 

Além do CAP, o Sabin possui certificação internacional ISO 9001, que avalia os requisitos de qualidade dos processos da empresa. A empresa ainda possui outras acreditações e certificações que resultam de auditorias independentes periódicas. Além do CAP, o Sabin é certificado pelo Programa de Acreditação para Laboratório Clínico – PALC, chancelado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), e pelo PADI, concedido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), que avalia a qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem. 

“As certificações e acreditações atestam que o laboratório tem condições de apoiar os médicos de maneira ampla no diagnóstico, acompanhamento e prevenção de uma variedade de doenças que afetam a saúde e qualidade de vida dos pacientes”, acrescenta Jácomo. 

Confira mais no vídeo abaixo: